Museu recebe exposição “Tributo a João do Pulo”

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina recebe até 4 de agosto a exposição “TRIBUTO A JOÃO DO PULO”.
A exposição é uma homenagem ao atleta pindamonhangabense que em 2024 completaria 70 anos de vida e 25 anos de falecimento. São 37 quadros que contam a história de vida de João Carlos de Oliveira, desde sua infância vendendo verduras pelas ruas, a juventude fazendo “bicos” de ajudante de pedreiro, carretos e lavando carros, início de carreira surpreendendo treinadores, ascensão profissional, a origem do apelido João do Pulo, o fatídico acidente, a vida política e a depressão.
João do Pulo, considerado hoje Embaixador de Pindamonhangaba, foi um atleta de grande importância para o país, não somente pelo legado no esporte, mas pelas lutas que trouxeram à tona pautas como racismo e preconceito de classes. Além dos quadros, a exposição conta uma tela da artista Guimarães Basso retratando o salto triplo do atleta.
A exposição iniciou-se no Centro Esportivo que recebe o nome do atleta e depois do Museu visitará as bibliotecas Municipais, Estação Cidadania e demais espaços. A pesquisa é assinada pelo assessor e gestor Cláudio Gaude. Para o Cláudio, “o principal objetivo da exposição é manter viva a memória e mostrar para novas e futuras gerações a determinação e as conquistas desse grande atleta que por muitas vezes teve sua história contada de maneira errada”.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo das 9h às 17h.
Mais recentes de Fabiana
- Semana Municipal destaca desafios e avanços na defesa dos direitos da criança e do adolescente
- Prefeitura abre ambulatório de neuropediatria no Hmut para reduzir fila de esperaA Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o atendimento do ambulatório de neuropediatria no Hmut (Hospital Municipal Universitário de Taubaté).
- DER ativa radar próximo a Coruputuba, na Pinda/Moreira César
- Taubaté sedia oficinas técnicas do governo estadual para representantes da RMVale
- Semana Evangélica reúne música, fé e confraternização na Praça Sete de Setembro