Profissionais da Rede Municipal participam de formação sobre autismo promovida pelo NAPs Triagem

Profissionais da Rede Municipal participam de formação sobre autismo  promovida pelo NAPs Triagem

Os Núcleos de Apoio Psicopedagógico (NAPs) Governador Mário Covas e Dr. Francisco Romano de Oliveira, mantidos pela Prefeitura de Pindamonhangaba, estão oferecendo uma trilha formativa online voltada a professores especialistas de Arte e Educação Física da Rede Municipal de Ensino, com o tema Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa faz parte de um projeto de responsabilidade social e cidadania, para o compromisso do município com a educação inclusiva.

Elaborada por uma equipe multidisciplinar dos NAPs Triagem – composta por profissionais concursados da Prefeitura, como psicóloga, fonoaudióloga e pedagogas – a formação é dividida em seis módulos e tem encerramento previsto para o final de julho. Os conteúdos são disponibilizados quinzenalmente desde maio e abordam temas fundamentais para o atendimento educacional de estudantes com TEA, como definições e características do transtorno, habilidades de fala e linguagem, funções executivas, habilidades motoras, manejo comportamental e sugestões de atividades práticas.

Além de ampliar o repertório dos professores, a formação tem caráter reflexivo e prático, com propostas de leitura, vídeos e atividades de registro.

“O objetivo central da iniciativa é fortalecer a atuação dos professores especialistas frente à inclusão de estudantes com TEA, oferecendo ferramentas que favoreçam um ambiente escolar mais acolhedor, adaptado e eficiente para todos”, explicou a responsável pelo NAP Triagem do Pasin, Flávia Farath.

Para a gestora regional Tayla Zarzur, “essa ação reafirma o compromisso da Rede Municipal de Pindamonhangaba com a formação continuada dos seus educadores e com a garantia do direto à educação inclusiva e de qualidade”, afirmou.

Ler 32 vezes
Entre para postar comentários
Go to top