ESF Campinas debate violência contra idosos

A Estratégia Saúde da Família (ESF) Campinas foi palco, na ultima terça-feira (9), uma roda de conversa dedicada à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. O evento é uma das atividades de conscientização e promoção da saúde nas unidades de saúde e foi organizado pela enfermeira Fabíula com apoio das agentes comunitárias de saúde Cláudia e Dâmila, e contou com a participação da palestrante, Dra. Lilian Tosseto.
Durante a roda de conversa, foram abordados diversos aspectos da violência contra idosos, incluindo violência física, psicológica, patrimonial, sexual, abandono e discriminação. Os participantes receberam orientações sobre como identificar e agir em casos de suspeita ou confirmação de violência.
O evento também destacou o artigo 19 do Estatuto do Idoso (Lei Nº 10.741/2003, alterada pela Lei nº 12.461/2011), que prevê a notificação compulsória de casos de violência contra idosos pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária.
A iniciativa na ESF Campinas, além de informar, também engajou a comunidade na proteção dos direitos dos idosos, promovendo um ambiente mais seguro e respeitoso para essa população vulnerável.
Última modificação em Segunda, 17/06/2024
Mais recentes de Fabiana
- Secretaria de Saúde promove encontro do Setembro Amarelo para mais de 100 profissionais
- Semana Municipal destaca desafios e avanços na defesa dos direitos da criança e do adolescente
- Prefeitura abre ambulatório de neuropediatria no Hmut para reduzir fila de esperaA Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o atendimento do ambulatório de neuropediatria no Hmut (Hospital Municipal Universitário de Taubaté).
- DER ativa radar próximo a Coruputuba, na Pinda/Moreira César
- Taubaté sedia oficinas técnicas do governo estadual para representantes da RMVale