Campanha contra poliomielite vai até 14 de junho em todas as salas de vacina

A Campanha de Vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) vai até o dia 14 de junho em todas as salas de imunização de Pindamonhangaba. O público da campanha são as crianças de um ano a menores de cinco anos, que deverão receber o imunizante duas vezes por ano.
A gestora do setor de imunização, Fernanda Batista César Hasman, explicou que “está acontecendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, em calendário estipulado pelo Ministério da Saúde, porém a vacina sempre está disponível nas salas de vacinação de Pindamonhangaba, independente de haver a campanha específica ou não. O que ocorre no momento é uma intensificação da aplicação da vacina em todo o país. Mas independente da data, os pais devem levar os filhos para receber as doses estipuladas".

Sobre a doença
A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.
Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990. A vacinação é a única forma de prevenção da doença.

Fonte: Ministério da Saúde

Ler 323 vezes
Entre para postar comentários
Go to top