Biblioteca “Antônio Carlos de Oliveira”, no Castolira, é inaugurada

Biblioteca “Antônio Carlos de Oliveira”, no Castolira, é inaugurada

Na última quarta-feira, dia 10 de abril, a Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou a Biblioteca Pública Municipal "Antônio Carlos de Oliveira", localizada no bairro Castolira. A biblioteca representa um investimento significativo, de aproximadamente 540 mil reais, que terá o objetivo de promover o acesso à cultura e à leitura para os munícipes da região.
O evento de inauguração contou com a presença de autoridades como o prefeito Dr Isael Domingues, o vice-prefeito Ricardo Piorino, o presidente da Câmara dos Vereadores Nobertinho, o secretário de Cultura e Turismo Alcemir Palma, a secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco, a presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras Rosana Dalle, além da viúva do patrono da biblioteca, a professora Vera Lúcia Alcides de Oliveira, e a comunidade local.
No início, todos puderam apreciar uma apresentação do saxofonista Helisson, da banda Euterpe, e em seguida foi realiza a cerimônia oficial, com espaço para fala dos presentes. Foi realizado o descerramento da placa e o desenlace da faixa inaugural, dando acesso aos presentes para conhecer o interior do prédio.
Assim como ocorreu com a Biblioteca Municipal Vereador Rômulo Campos D´Arace, a Biblioteca Antônio Carlos de Oliveira também recebeu uma atenção especial do Departamento de Comunicação da Prefeitura, que criou uma comunicação visual atrativa e acolhedora para o espaço, começando pela fachada do prédio e seguindo por toda a área interna, dando um destaque especial à obra.
A nova biblioteca tem uma área total de 252,47m², abrigando uma série de espaços modernos, muito bem equipados e inclusivos, destinados ao enriquecimento cultural e intelectual da comunidade. Concebida com o objetivo de atingir o conceito de “Biblioteca Viva”, o local dispõe de ampla sala de leitura, uma sala multimídia com recursos audiovisuais, além de um espaço multiuso para oficinas, palestras e atividades diversas, que estarão disponíveis à população de segunda à sábado das 8 às 17 horas.
O acervo inicial da biblioteca contempla 7.260 livros, abrangendo uma variedade de gêneros literários e obras infanto-juvenis, buscando atender aos diferentes interesses e faixas etárias da população. Além da leitura, o espaço também tem capacidade de receber eventos culturais como exposições, apresentações teatrais e sessões de cinema, além de cursos e oficinas para os mais diversos públicos.
“Após um ano de inauguração do novo espaço da Biblioteca Vereador Rômulo D’Arace, estamos aqui, reafirmando nosso compromisso com a promoção da cultura de nossa cidade”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
“Aqui funcionava um centro comunitário, depois centro de reciclagem e agora foi transformado em biblioteca, tendo sua área construída ampliada com novos espaços, nova pintura, com salas planejadas que irão somar à cultura e ao lazer de Pindamonhangaba”, destacou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.
“Hoje o bairro está muito mais equipado, temos um Castolira com uma biblioteca nova, com a cobertura da quadra de esportes, e com a construção do novo centro comunitário, e isso é em toda a cidade. A felicidade no rosto das crianças só confirma que estamos no caminho certo, e nós não vamos parar”, realçou o vice-prefeito, Ricardo Piorino.
“Parabenizo a todos os funcionários envolvidos na construção desse importante equipamento da cidade. Antônio Carlos de Oliveira, que antes construía alvenarias, está agora eternizado como construtor do saber”, enfatizou o prefeito Dr. Isael Domingues.

Ler 230 vezes
Entre para postar comentários
Go to top