Imprimir esta página

Sabesp implanta em Pinda tecnologia inédita para solucionar problemas de abastecimento de água

Sabesp implanta em Pinda tecnologia inédita para solucionar problemas de abastecimento de água

 

A Sabesp deu um passo importante rumo à modernização do abastecimento de água no Vale do Paraíba. Nesta segunda-feira (17), a companhia implantou, na Estação de Tratamento de Água (ETA), a primeira válvula Plug & Play do continente americano para controle de pressão e redução de vazamentos, colocando Pindamonhangaba como cidade pioneira em inovação no saneamento brasileiro.

Com investimento de aproximadamente R$ 300 mil, o dispositivo foi instalado em uma câmara pré-fabricada de alta performance, o que reduz a necessidade de obras e agiliza a implantação. O sistema permite monitoramento inteligente e ajustes automáticos, unindo instalação rápida, menor impacto ambiental e maior durabilidade.

O evento contou com a presença do prefeito Ricardo Piorino, de secretários municipais e de representantes da Sabesp, como o diretor da Sabesp no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Emerson José dos Santos,a Gerente de Produtos, Viviane Marques, e o Gerente de divisão de Manutenção, Valdir Candido.

“Sempre recebemos diversas reclamações de falta de água em alguns bairros, e essa medida vem justamente para ajudar a regular a rede, reduzindo transtornos para a população. A ideia é equilibrar os pontos onde havia desperdício por conta da alta pressão, evitando falta de água em outras regiões da cidade”, explicou o prefeito Ricardo Piorino.

Para o diretor da Sabesp no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Emerson José dos Santos, a escolha de Pindamonhangaba reforça o papel estratégico do município. “Pindamonhangaba foi escolhida porque é uma cidade em crescimento, com desafios importantes de abastecimento, e nossa missão é justamente combater perdas, reduzir o desperdício e transformar o município em referência para outras cidades do Brasil”, afirmou Emerson.

A válvula foi integrada a uma zona de gerenciamento de pressão da rede. Na prática, o sistema regula automaticamente os níveis de pressão, diminuindo a frequência de vazamentos e as perdas físicas causadas pelo excesso de pressão — um dos principais desafios do setor de saneamento. O equipamento faz um monitoramento inteligente do fornecimento de água na área atendida. Quando o consumo diminui, menos água sai das tubulações e a pressão tende a aumentar; nesse momento, a válvula reduz a pressão automaticamente. Quando o consumo sobe, o equipamento realiza o movimento inverso e eleva a pressão na rede, garantindo o abastecimento adequado.

Parceria internacional

O projeto é resultado da cooperação entre a Sabesp e a empresa suíça Georg Fischer, referência global em soluções para controle de pressão e redes hidrossanitárias. A Georg Fischer está presente no Brasil por meio de suas fábricas localizadas em São Paulo e Recife, operadas pela unidade GF FGS Brasil.

A tecnologia foi customizada especialmente para as características do sistema de distribuição do Vale do Paraíba, tornando Pindamonhangaba um laboratório avançado para práticas que poderão ser replicadas em outras cidades do estado e do Brasil.

Ler 4 vezes
Entre para postar comentários