Unidades prisionais terão scanners corporais
As unidades prisionais da região vão ganhar 'scanners corporais' para uso na revista de visitantes.
O edital para a instalação dos equipamentos foi lançado nesta sexta-feirea (23) pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) do Estado.
Os aparelhos, segundo a pasta, permitirão que as revistas nos visitantes sejam feitas a partir das imagens geradas pelo aparelho, identificando, por exemplo, drogas e telefones celulares "de maneira rápida e eficiente".
“A solução de inspeção corporal pretendida é o body scanner, equipamento baseado em tecnologia de raio-X que, ao submeter à inspeção o indivíduo, o qual permanece totalmente vestido, torna possível ao operador, analisando as imagens geradas, identificar diversos tipos de materiais ilícitos que possam estar eventualmente sendo transportados, sem que haja a necessidade de contato físico entre o operador e o indivíduo inspecionado”, ressalta a secretaria na justificativa do edital.
Ao todo, serão instalados 165 equipamentos desse tipo em unidades prisionais de todo o Estado. A previsão é que o sistema esteja totalmente implantado até o primeiro semestre de 2018.
Unidades
Serão instalados scanners corporais nos presídios de Tremembé (dois masculinos e dois femininos) e Potim (dois masculinos), no Hospital de Custódia de Taubaté e nos CDPs (Centros de Detenção Provisória) de São José e Caraguatatuba.
O CDP de Taubaté será a única unidade da região contemplada com dois aparelhos. A unidade tem capacidade para 844 detentos, mas abriga atualmente 1.843 (mais que o dobro).
A região tem hoje uma população carcerária de mais de 10.000 presos, segundo números da SAP.