Bicentenário da Independência: Encenação teatral vai relembrar passagem de Dom Pedro por Pindamonhangaba

Bicentenário da Independência: Encenação teatral vai relembrar passagem de Dom Pedro por Pindamonhangaba

Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, Pindamonhangaba realizará no próximo domingo (21) diversos eventos alusivos ao importante fato histórico, que teve participação efetiva do município. Através de uma encenação teatral, dirigida pelo teatrólogo Alberto Santiago, será possível recordar a chegada de Dom Pedro no município e sua passagem com a Guarda de Honra.
A encenação acontecerá de uma forma livre, recheadas de liberdades poéticas contada por um narrador, fazendo o público reviver o momento histórico em que pindamonhangabenses somam-se à caravana que proclamou a independência do Brasil em São Paulo, em 7 de setembro de 1.822.
O evento será aberto à população e terá início às 15h, no Chafariz Cônego Tobias, localizado na rua Prudente de Moraes (em frente à antiga escola Rodrigo Romeiro), seguindo para o segundo ato no Obelisco da Praça Monsenhor Marcondes. Os locais do evento foram revitalizados pela Prefeitura de Pindamonhangaba para a comemoração do Bicentenário da Independência.
A ação é um trabalho da Comissão Oficial do Bicentenário no município, da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Academia Pindamonhangabense de Letras (APL), com apoio do jornal Tribuna do Norte e da Secretaria Municipal de Educação.
Para o presidente da Comissão Municipal, secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, o município vem realizando um grande esforço para celebrar a data. “Foi um momento marcante da história e Pindamonhangaba não se furtou em participar com papel de destaque, por isso, trazemos às futuras gerações as ações do passado para que todos sintam-se orgulhosos por esse feito”, afirmou Alcemir.

Sobre a História
Dia 21 de Agosto de 1822 foi a data em que Dom Pedro, príncipe regente, vindo do Rio de Janeiro à caminho de São Paulo, chegou à então “Villa Real de Pindamonhangaba”, às 16h, acompanhado de alguns oficiais da sua Imperial Guarda.
Vindo de Guaratinguetá, seu próximo destino era Pindamonhangaba. No caminho, parou para descansar na Figueira das Taipas e mais à frente, na Água Preta. Na entrada da cidade, na Bica do Tabaú (hoje Chafariz do Cônego Tobias) foi recebido pelo Coronel Manuel Marcondes de Oliveira e Mello e alguns componentes da Guarda de Honra e autoridades locais da cidade.
Dom Pedro ficou hospedado na casa do Monsenhor Marcondes, onde teve inúmeras reuniões com políticos e autoridades da cidade para tratar de temas de governança e da formação da sua Guarda com participação dos pindamonhangabenses. A noite assistiu a um “Te Deum” na Igreja Matriz e no dia seguinte (22) às 16h partiu para Taubaté. Incorporaram-se à sua Guarda os oficiais pindenses comandados pelo Cel Manuel Marcondes, mais tarde nomeado Barão de Pindamonhangaba.
“Essa passagem histórica será contada na Encenação Teatral, com a participação de um narrador fictício e a presença de personagem mítico e de uma carta poética da Água. Também iremos reviver a inauguração do Obelisco com a presença de Athayde Marcondes, fato ocorrido no centenário da Independência do Brasil, portanto cem anos após. Enfim, nosso objetivo é preservar o conteúdo histórico do fato e contar a história de forma livre e leve”, afirmou a presidente da APL, Ana Maria Guimarães.

Legenda:
Evento terá início no Chafariz Cônego Tobias onde Dom Pedro foi recebido pelas autoridades há 200 anos
Obelisco foi revitalizado e será palco da encenação dirigida por Alberto Santiago

Ler 330 vezes
Entre para postar comentários
Go to top