Imprimir esta página

Assistência debate prevenção e combate à violência contra idosos

Assistência debate prevenção e combate à violência contra idosos

A Secretaria de Assistência Social, por meio do departamento de Proteção Social Básica, está realizando, no mês de junho, nas unidades dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), rodas de conversa sobre violência contra os idosos.
O tema foi definido como prioritário porque o mês de junho é dedicado ao Combate à Violência à Pessoa Idosa. O dia 15 de junho, por exemplo, marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra à Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
As rodas que debatem a violência contra a pessoa idosa são ministradas pela assistente social especialista em gerontologia, Lilian Zanca, que discute o tema e orienta sobre formas de prevenção e de amparo ao idoso e seus familiares.
De acordo com ela, “para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, é preciso trabalhar intensamente na prevenção da violência”.
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil existem quase 20 milhões de pessoas idosas, o que representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), pelo censo 2010.
As projeções apontam também que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.

Ler 455 vezes
Entre para postar comentários