FLIT 2018 bate recorde de público em Taubaté

FLIT 2018 bate recorde de público em Taubaté

A segunda edição da Feira de Literatura Infantil (FLIT) de Taubaté terminou no último domingo, dia 23, com um saldo de recorde de público. Mais de 39 mil pessoas circularam pela Avenida do Povo durante os sete dias do evento. Isto representa um crescimento de 116,6% de movimentação de público em relação ao ano passado.

Os destaques ficaram para as noites de abertura e encerramento de FLIT, que lotaram a avenida com os shows dos grupos Palavra Cantada e Balão Mágico. Além do Balão Mágico, o domingo também contou com uma atividade literária com a cantora e compositora Fernanda Takai, mesa de debates sobre a produção literária para o público infantil, apresentação de Yasmin Giacomini (The Voice Kids), coral Vozes de Taubaté, viola caipira, intervenções artísticas e dança.

Para a comissão organizadora, a FLIT 2018 consolidou a cidade de Taubaté como detentora do título de Capital Nacional da Literatura Infantil. No aspecto pedagógico, entre os objetivos atingidos com a FLIT estão o desenvolvimento cultural dos alunos da rede pública de ensino e a formação de professores para a multiplicação dos conteúdos.

Dois livros foram lançados durante a feira. Na obra “Taubaté – A cidade da Gente”, estudantes das escolas PEEJ 3 (Parque Planalto), Emef Professor Juvenal da Costa e Silva (Juvenal), Emef Professor Luiz Ribeiro Muniz (Monte Belo) e Emeief Cônego Benedito Augusto Corrêa (Itaim) estudaram as temáticas propostas e foram os guias do escritor José Santos por locais históricos e turísticos do município, como a Bica do Bugre e o Mercado Municipal.

Também foram abordados aspectos voltados ao resgate da valorização da história e cultura, como a imigração italiana, a Festa da Imaculada, a Fanfarra Municipal de Taubaté (Famuta), o escritor Monteiro Lobato e o artesanato das figureiras.

Já o livro “Taubaté, capital nacional da literatura infantil”, foi escrito por 86 alunos, envolvendo todas as escolas públicas da cidade e mais quatro escolas particulares. Nele, os alunos puderam trabalhar a valorização da cidade de Taubaté como a Capital Nacional da Literatura Infantil e a importância do escritor Monteiro Lobato para a cidade. Os poemas foram escritos por alunos do fundamental I (do 1º ao 5º), os contos pelo fundamental II (6º ao 9º) e as crônicas foram compostas pelos alunos do ensino médio.

O quarto dia da FLIT ainda teve a atividade Literatura Marginal, com direito a prática de leitura compartilhada e mesa redonda.

Outra atração prestigiada foi a atividade literária com Fernanda Concon – a Alicia, do Carrossel. A jovem autora participou de um animado bate-papo com o público e autografou 300 livros na noite de sexta-feira, dia 21 de setembro.

Estiveram presentes na FLIT 2018 estandes de 11 editoras: Autêntica, Callis, Casa Cultura, Ciranda Cultural, Companhia das Letras, Cortez, Edelbra, Girassol, Melhoramentos, Mercuryo Jovem e Paulus.

O Espaço Nerd/Geek com as atividades das escolas Imago – Academia de Arte e Design e Super Geeks, também levou entretenimento ao público infantojuvenil.

O tema geral da FLIT de 2017 foi “O Saci – Ética e Cidadania na Literatura Infantil”. A edição de 2018 abordou a temática de “Narizinho – reinações na terra de Lobato”. O planejamento para a edição do próximo ano já começou e tem data definida.

A feira aconteceu entre os dias 16 e 22 de setembro com a temática “Visconde de Sabugosa – Direto da Biblioteca de Dona Benta para a FLIT 2019”. Entre as estratégias traçadas está a captação de recursos, via Programa de Ação Cultural (Proac), que conta com aprovação da Secretaria de Estado da Cultura.

Ler 1517 vezes
Entre para postar comentários
Go to top