Militares partem para missão nas OIimpíadas

O Comando de Aviação do Exército (CAVex) de Taubaté realizou, na manhã desta quinta-feira (7), a formatura de Apronto Operacional para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Apenas o CAVex empregará diretamente 485 militares e 48 aeronaves para os Jogos, e da região mais de mil militares vão atuar na segurança no período de 11 de julho a 20 de outubro.

A Aviação do Exército atuará enquadrada pelo Comando Geral de Defesa de Área (CGDA), no Comando Militar do Leste (CML) e tem como missão proporcionar aeromobilidade e multiplicar as capacidades das forças empregadas sob a responsabilidade de Exército, trabalhando de modo integrado com a Marinha, Força Aérea Brasileira e demais agências envolvidas na segurança do evento.

O Capitão do Exército e Piloto do 1º Batalhão de Aviação do Exército de Taubaté, Fabiano Fernandes Crovato, explica que o Exército está em constante atividade nos últimos 3 anos. Ele destaca a participação na visita do Papa, Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014, atividades que serviram de base para treinamento necessário para as Olimpíadas. Apenas em 2016, foram realizados 2 treinamentos operacionais de campo, em abril e junho, no Rio de Janeiro, marcando as conquistas das metas de adestramentos.

"A partir de domingo, dia 10, as primeiras aeronaves chegam ao Rio de Janeiro. São 48 aeronoves e mais de mil militares envolvidos diretamente, entre os que atuarão em campo, mecânicos e logística. Toda essa equipe veio nos últimos meses passando por todas as possibilidades de ações que poderão ocorrer durante os Jogos. E estamos bem preparados para esses mais de dois meses de trabalho intenso, contribuindo para a defesa do país e da população", explica Capitão Crovato.

Alem do Rio de Janeiro, as tropas do Exército também estarão em outras cidades que receberam eventos relacionados com as Olimpíadas, como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

"Como atual comandante da Aviação do Exército, destaco com orgulho que temos aqui homens e mulheres preparados para essa missão. A aviação não é composta apenas de aeronaves e hangares, mas também de pessoas que levam os valores mais caros do Exército Brasileiro e todos os ensinamentos e experiências adquiridas ao longo dos anos. Estamos prontos, tanto na parte material como em espírito, para essa missão. São anos de treinamento e dedicação para que tudo ocorra bem e tenho certeza que no fim seremos recompensados com mais uma missão bem sucedida", completa o General de Brigada Achilles Furlan Neto, Comandante Atual da Aviação do Exército.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começam oficialmente no dia 5 de agosto e seguem até 21 do mesmo mês. Os Jogos Paraolímpicos acontecem entre os dias 7 e 18 de outubro.

Ler 1601 vezes
Entre para postar comentários

IMG 3914 OK 1

Go to top