Alunos da FUNVIC realizam palestra na GIVI

Na manhã desta quarta-feira, dia 10 de agosto, os alunos do 8º período do curso de fisioterapia da FUNVIC, Felipe Benega e Priscila Padovani, participaram da SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) da GIVI, no Distrito Industrial de Pindamonhangaba.

Na ocasião, eles ministraram uma palestra a convite da empresa sobre Ergonomia, que é o estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem.

O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu ambiente de trabalho, além de técnicas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.

Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais. Neste contexto, a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, criação de métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento.

As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que podem causar limitações ou mesmo a incapacidade de trabalhar, por exemplo. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador.

Sobre a SIPAT

A SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho – é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. É uma das atividades anuais obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho de uma empresa.

Tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho e tem o propósito de fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pela correria do dia-a-dia, ou seja, não só tenham ideia de segurança, mas que também pratiquem segurança, desenvolvendo a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.

{gallery}2016/givifisio{/gallery}

Ler 6894 vezes
Entre para postar comentários
Go to top