Inpe registra alta no número de queimadas

Mais de 53 mil focos de queimadas e incêndios florestais no país foram registrados até a última sexta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Programa de Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais registra aumento de 65% no número de incêndios no país em 2016 em relação ao mesmo período do ano passado.

O instituto alerta a população sobre o tempo quente e seco que pode agravar a situação, caso as ações de fiscalização não sejam intensificadas. A recomendação é que a população não coloque fogo na vegetação nesta época do ano, pois a ação humana, somada ao tempo quente e seco, ainda é uma das principais causas dos incêndios florestais.

De acordo com o Inpe, a temporada de queimadas no Brasil ainda está no início e tem pico previsto para setembro.

No portal, http://queimadas.inpe.br, desenvolvido no INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais estão disponíveis registros de ocorrência do Fogo na Vegetação. O portal tem acesso é livre e inclui o monitoramento operacional de focos de queimadas e de incêndios florestais detectados por satélites, e o cálculo e previsão do risco de fogo da vegetação.

Ler 6755 vezes
Entre para postar comentários
Go to top