Peritos do INSS em greve há quase 100 dias

Quem está tentando marcar perícia no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ter o agendamento cancelado, mesmo após toda a espera. Isso porque, há quase 100 dias, completados amanhã, os médicos peritos do instituto estão em greve.

A paralisação, que já dura mais de três meses, e abrange 85% da categoria, segundo a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), tem a chance de acabar na terça-feira, dia 15. Isso porque na quarta, dia 9, o governo apresentou nova contraproposta aos peritos. Dentre os assuntos tratados, foram oferecidos 10,8% de reajuste salarial. Hoje começará enquete eletrônica nacional da categoria, que vai até segunda, dia 14, quando terá início votação presencial em assembleia geral extraordinária.

De acordo com a associação, já são mais de 1,5 milhão de perícias que deixaram de ser realizadas em todo o País, desde 4 de setembro, quando os médicos decidiram cruzar os braços. Para se ter ideia, em apenas um dia, cerca de 18 mil perícias estavam agendadas, mas com a greve, apenas 1.000 foram realizadas. Esses dados fazem parte do balanço nacional da ANMP.

DEMANDA - Entre as reivindicações dos médicos peritos, destacam-se a incorporação da gratificação para peritos ativos e aposentados, efetivação da carga horária de 30 horas semanais, reestruturação da carreira e fim da terceirização da atividade pericial previdenciária.

Ler 1545 vezes
Entre para postar comentários
Go to top