Taubaté alerta sobre violência contra a mulher em período de isolamento

Taubaté alerta sobre violência contra a mulher em período de isolamento

Diante da escalada da violência doméstica e familiar em nível nacional contra as mulheres por conta do isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, um grupo de servidoras lançou uma campanha de alerta em Taubaté.

A iniciativa partiu das Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social e Segurança, com a elaboração de um vídeo silencioso para ajudar mulheres que possam estar nessa situação.

O vídeo, inspirado na iniciativa do MoviELAS, coletivo que reúne profissionais das áreas de som e imagem do audiovisual do Distrito Federal, adapta as informações dos contatos da rede de atendimento voltada às moradoras de Taubaté.

 

Neste período de pandemia, os atendimentos às mulheres continuam sendo prestados no Creas, com acolhida pela equipe psicossocial, bem como pelo telefone e ou whatsapp 3632-3301.

O município também possui a Casa Abrigo para mulheres em situação de violência, exclusivamente para aquelas que estão em risco iminente de morte.

Os órgãos de Justiça, assim como Saúde e demais serviços da Assistência Social têm mantido alinhamento nas ações e nos encaminhamentos ao Creas, sem alterações neste período de isolamento social dada a urgência dos atendimentos a essas mulheres.

Em um balanço anual, de abril de 2019 a abril de 2020 foram iniciados pela equipe técnica do Creas 46 acompanhamentos de mulheres vítima de violência.

 Deste total, 15 já foram encerrados por superação da situação de violação de direitos e os outros 31 seguem em Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (Paefi).

Esses casos estão divididos em: 60% de violência doméstica, 20% de violência psicológica, 15% de violência sexual e 5% de violência patrimonial e moral.

O Creas fica no piso superior do Terminal Rodoviário Urbano (Rodoviária Velha), na praça Dr. Barbosa de Oliveira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ler 815 vezes
Entre para postar comentários
Go to top