Pinda alerta população que queimada é crime ambiental

Pinda alerta população que queimada é crime ambiental

Com a chegada da estação outono/inverno, a incidência de ar seco e a falta de chuva, o acúmulo de poluição aumenta e torna as queimadas mais propensas, trazendo uma série de problemas ambientais.

 A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, iniciou, neste mês de maio, a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas, que tem como objetivo realizar educação ambiental junto à população e reduzir o número de ocorrências no município.


A campanha será realizada com a distribuição de panfletos nos bairros de maior incidência, divulgação de material nas redes sociais e entrevistas de conscientização nos meios de comunicação local.


O objetivo é convidar a população do município a não usar o fogo para a queima de lixos, conscientizando a todos que a prática é perigosa e pode causar prejuízo à natureza e doenças às pessoas, como: infecção do sistema respiratório, asma e bronquite; irritação nos olhos, nariz e garganta; tosse; falta de ar; vermelhão e alergia na pele; conjuntivite e desordem cardiovasculares.


A prática da queimada é considerada um crime ambiental conforme lei 9.605/98. Para os infratores, vale o alerta de que poderão penalizados com multa.

A Prefeitura está disponibilizando o aplicativo da Ouvidoria e a linha 153 para receber denúncias de munícipes que executam a prática criminosa .

Ler 796 vezes
Entre para postar comentários
Go to top