Sincovat destaca alternativas para comerciantes para o dia das mães

Sincovat destaca alternativas para comerciantes para o dia das mães

Uma das principais datas para o comércio no primeiro semestre, o Dia das Mães está sendo diferente por conta da pandemia de coronavírus e a consequente quarentena para conter a doença.

Em levantamento, o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) prevê queda de 27% nas vendas em todo o Vale, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a entidade, somente nesta semana, que antecede o domingo de Dia das Mães, o prejuízo pode chegar a R$ 137 milhões.

Para calcular o recuo de vendas na data comemorativa, o Sincovat e a FecomercioSP contabilizaram o desempenho de cinco segmentos que, habitualmente, registram altas nesse período: lojas de móveis e decoração (-89%); eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento (-82%); lojas de vestuário e calçados (-72%); supermercados (-14%); farmácias e perfumarias (-3%).

A estimativa considera as vendas que serão realizadas por delivery, internet e outros meios alternativos.

 Ainda assim, todos os setores sofrerão baixa em maio.

Para o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, esse período de crise terá reflexos econômicos profundos. “É muito triste ver o comércio com as portas fechadas no Dia das Mães.

É uma data muito importante para o varejo. Estamos vivendo algo inédito, que vai dificultar a retomada das atividades em padrões adequados no médio prazo”, explica.

O presidente do Sincovat orienta os lojistas a buscarem alternativas para manter a liquidez e o fluxo de caixa, fazendo um levantamento de estoque e realizando promoções.

Dan Guinsburg indica que canais de vendas alternativos também são fundamentais.

 “Pequenos comerciantes também podem se juntar para compartilhar mailings e mercadores por consignação.

 Outra opção viável é que os vendedores atuem remotamente por meio de chats online.

Por fim, ainda é possível disponibilizar vouchers com descontos atrativos para consumo posterior”, finaliza.

Ler 780 vezes
Entre para postar comentários
Go to top