Doria prorroga quarentena até o dia 10 de maio

Doria prorroga quarentena até o dia 10 de maio

O governador de São Paulo, João Doria , anunciou antecipadamente nesta sexta-feira dia a prorrogação da quarentena em todo o estado, até 10 de maio.

 Antes, o período iria até 22 de abril.

A medida é anunciada um dia após o presidente Jair Bolsonaro  ter demitido o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que defendia as medidas de isolamento.

Bolsonaro, que tem defendido o relaxamento do isolamento social, colocou no lugar de Mandetta o médico oncologista Nelson Teich, que disse estar alinhado ao presidente.

Segundo Doria, a decisão de prorrogar a quarentena foi amparada pelo Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, que reúne 15 especialistas em medicina e saúde pública.

“Não brigamos com a ciência, a respeitamos e confiamos. A orientação foi para prorrogarmos até 10 de maio. São Paulo confia nos médicos que salvam vidas”, disse.

Doria afirmou que a prorrogação da quarentena visa preservar o sistema de saúde do estado, que poderia colapsar com a quantidade de pacientes graves vitimados pela Covid-19, a doença causada pelo coronavírus.

“Para abrir comércio e serviços precisamos controlar melhor a contaminação e ter sistema de saúde sob controle para atender os pacientes”, disse o governador.

Em seguida, o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, David Uip, acrescentou que a medida atende estudos atuais sobe a disseminação da doença.

“Há a falsa impressão que a doença se limita à Região Metropolitana de São Paulo. Os dados mostram que o vírus está entrando em todo o interior e no litoral de São Paulo.

A decisão teve a participação de todos os nossos especialistas, e foi unânime. Estamos convencidos que São Paulo, desde o primeiro momento, adota as melhores decisões possíveis”, disse.

Ler 866 vezes
Entre para postar comentários
Go to top