Pindamonhangaba tem mais de 19 mil eleitores sem biometria que podem perder CPF

Pindamonhangaba tem mais de 19 mil eleitores sem biometria que podem perder CPF

Cerca de 400 cidades do Estado de São Paulo não conseguiram concluir o cadastramento biométrico da totalidade de seus eleitores. O prazo para a biometria obrigatória terminou às 18h do dia 19 de dezembro de 2019. O eleitor que mora nessas cidades e não cadastrou seus dados teve seu título de eleitor cancelado.

Nesta segunda etapa para regularização, os cartórios eleitorais tiveram a quarta-feira dia 19 como último dia para atender sem agendamento. A partir desta quinta-feira dia 20, quem precisa regularizar a situação pendente a tempo de votar em 2020 terá que agendar uma a ida ao seu cartório eleitoral ou em um posto da Justiça Eleitoral.

 O município tem atualmente um colégio eleitoral de 116 mil eleitores, mas quase 20 mil ficaram em situação irregular. O prazo final para o cidadão resolver sua situação eleitoral em 2020 é o dia 6 de maio. Parece tempo o bastante, mas não é, explica a chefe do cartório eleitoral.

A equipe do cartório retornou ao trabalho no dia 7 de janeiro, após o recesso de final de ano. De acordo com Josi, cerca de 200 pessoas procuram o atendimento diariamente, desde o reinício dos trabalhos. Até o momento, foi regularizada em Pindamonhangaba a situação eleitoral de 750 títulos. Portanto, ainda são 19.500 cidadãos pendentes que precisam ser atendidos em pouco mais de dois meses, se computados apenas os dias úteis.

"Inicialmente, o eleitor que tem o título cancelado também tem o cancelamento do CPF. E nesse caso, são várias as situações inerentes ao cancelamento do CPF. A pessoa não pode regularizar o passaporte, tem restrições bancárias, não pode se matricular em instituições de ensino superior, além de não poder votar e ser votado.", explica ela.

Contra o tempo - De acordo a chefe do cartório, é o TRE que determina o plantão dos cartórios e por enquanto, o trabalho tem início às 12h até as 18h. O eleitor precisa estar munido de documento original de identificação oficial original com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título eleitoral, caso tenha.

"Para o jovem que vai tirar seu primeiro título de eleitor, ele deve trazer a identidade (RG), comprovante de residência. Para o jovem do sexo masculino, maior de 18 anos, ele também precisa estar em dia com o alistamento militar, então ele precisa trazer também o documento.", disse.

Transferência de domicílio  - No caso de eleitor que queira transferir seu título para Pindamonhangaba, Josi esclarece que o cidadão precisa comprovar que mora no município há pelo menos três meses. Se o eleitor pretende ser candidato em Pindamonhangaba, precisa comprovar endereço fixo no município há pelo menos seus meses.

Ler 918 vezes
Entre para postar comentários
Go to top