Pinda: Equoterapia para alunos da Rede Municipal

Pinda: Equoterapia para alunos da Rede Municipal

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, deu início neste mês ao atendimento de equoterapia para alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é melhorar o rendimento destes alunos em sala de aula, através da diminuição de ansiedade e aumento da concentração.

Conforme informações da Secretaria de Educação, os alunos que serão atendidos neste momento são aqueles que possuem TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), TOD (transtorno opositor desafiador), transtorno bipolar e o TEA (transtorno de espectro autista).

Acerca dos benefícios, o secretário de Educação Prof. Júlio Valle, afirma que são inúmeros, mas “dentre eles os mais notáveis são: diminuição considerável da ansiedade, aumento da concentração e atenção, além da estruturação da sequência de normas que fará com que essas crianças sejam melhor incluídas nas salas de aula”.

Cerca de 50 alunos serão atendidos pela equoterapia, após passarem por uma avaliação diagnóstica com especialista. A ação acontece após um chamamento público que buscou financiar os atendimentos para as crianças da rede municipal, a empresa responsável é a Calvagar que realiza o trabalho há 16 anos em Pindamonhangaba, e esta é a primeira vez que realiza em parceria com a Prefeitura.

Segundo a Cavalgar, no projeto as crianças têm o atendimento de psicopedagoga, psicólogo, educador físico, fisioterapeuta e equitador. Semanalmente, as crianças ficam duas horas na equoterapia, em seu contraturno escolar.

A equoterapia é um modo terapêutico e educacional que faz uso do cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, se utilizando também de áreas da saúde, educação e equitação, tendo como principal o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais ou deficiências.

Ler 706 vezes

Última modificação em Terça, 10/09/2019

Entre para postar comentários
Go to top
JSN Time 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework