Taubaté: Alerta sobre consumo de medicamentos

Taubaté: Alerta sobre consumo de medicamentos

O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (Caps-AD) de Taubaté pronove duas ações para chamar atenção sobre o consumo de medicamentos calmantes e dependência.
Na próxima quarta-feira, dia 28 de agosto, profissionais do Caps-AD fazem das 9h às 11h uma panfletagem na praça Dom Epaminondas e quem quiser poderá participar de um aulão de zumba promovido pela academia Eli Ane Company.
Já no dia 30 de agosto, o Caps-AD sedia o 1º Cafenzo – Café com Benzo. O encontro acontece a partir das 13h30 para profissionais de saúde com o objetivo de orientar e estimular o encaminhamento de pacientes com esse problema para tratamento.
O Caps-AD de Taubaté promove gratuitamente o tratamento contra a dependência dos medicamentos conhecidos como benzodiazepínicos. Entre estes medicamentos, por exemplo, estão o rivotril, diazepan e alprazolan.
O atendimento é  por demanda livre e  o tratamento inicia após uma triagem, acompanhamento com psiquiatra e grupos.
O número de triagens para esse tipo de tratamento ainda é considerado baixo. De janeiro de 2018 a janeiro de 2019, por exemplo, foram realizadas 26 triagens no município. Existem atualmente 15 pacientes em tratamento. Na maioria dos casos, os relatos são do uso prolongado dos medicamentos, chegando a 30 anos, com diagnósticos predominantes de depressão, ansiedade, insônia e luto.
O Caps-AD fica na avenida Juca Esteves, 184, centro de Taubaté, e funciona 24 horas. Informações pelo telefone  3632-1368.

Ler 1311 vezes
Entre para postar comentários
Go to top