Arrastão Xô Mosquito inclui apoio do Exército e prevenção a escorpiões

Arrastão Xô Mosquito inclui apoio do Exército e prevenção a escorpiões
A partir desse mês, o arrastão Xô Mosquito, que tradicionalmente busca o envolvimento da comunidade na redução de criadouros do Aedes aegypti, também passa a focar o combate à proliferação de escorpiões e demais animais peçonhentos.
O recolhimento de materiais inservíveis, orientação quanto à limpeza de terrenos e residências, correto acondicionamento do lixo e a eliminação de criadouros estarão entre as orientações transmitidas à comunidade.
O próximo  arrastão Xô Mosquito/ Xô Escorpião acontece entre os dias 20 e 31 de maio na região do Cecap.
Outra frente de prevenção, especificamente voltada ao mosquito, também será aberta na próxima semana na região da Gurilândia com o apoio de militares do Exército. Os militares vão reforçar, entre 20 e 24 de maio, as orientações nesta região em função dos altos indicadores da Análise de Densidade Larvária (ADL) de outono, realizada em abril. A Gurilândia integra área 5, que apresentou IB de 15,14.
Peçonhentos
Em dois anos, o número de acidentes com animais peçonhentos em Taubaté mais que dobrou. Isso é o que revela um levantamento da Vigilância Epidemiológica do município com base nos dados do primeiro quadrimestre (janeiro a abril) de 2019.
De acordo com o levantamento, foram registrados durante esse período 186 acidentes, contra 170 no primeiro quadrimestre de 2018 e 92 no mesmo intervalo de tempo em 2017.
Do total de casos deste ano, 126 estão relacionados a escorpiões e 45 a aranhas. Os demais, em número bem menor, foram causados por lagartas (8), serpentes (4) e abelhas (3). A grande maioria dos casos (177) é classificada como acidentes leves.
Aedes
Taubaté terminou o mês de abril com 39 casos positivos de dengue, dos quais 21 autóctones e 18 importados. No mesmo período do ano passado foram 28 casos (24 autóctones e 4 importados). Não há casos de chikungunya, zika e febre amarela.
Ler 1218 vezes
Entre para postar comentários
Go to top