Cinefest Gato Preto vai levar curtas até moradores do Vale do Paraíba

Cinefest Gato Preto vai levar curtas até moradores do Vale do Paraíba

O maior festival de cinema do Vale do Paraíba traz mais uma novidade: a Novena Cinematográfica. A ação inédita traz elementos da tradição cultural da novena com a proposta de levar a 7ª arte a moradores do Vale.

A intenção do projeto é realizar, em 3 finais de semana que antecedem o Cinefest Gato Preto, festival de curtas-metragens que acontece em Lorena, de 5 a 11 de novembro. O Novena Cinematográfica consiste em realizar sessões na casa de moradores das cidades de Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim, Cruzeiro e Roseira, sendo uma sessão em cada cidade.

“As exibições acontecerão em casas diferentes sempre as sextas, sábados e domingos, totalizando assim 9 sessões. Será um dia em cada uma das cidades da "Rota da Fé", região do Vale do Paraíba”, explicar o organizador do evento e cineasta Victor Fisch.

Segundo ele, o projeto foi inspirado nas tradicionais novenas, que consiste em uma celebração em que uma santa é levada cada dia a casa de uma pessoa por nove dias, onde é recebida com carinho e com uma pequena recepção para vizinhos, preparada pela própria dona da casa devota à santa.

“Quem recebe a Novena Cinematográfica oferece a TV (ou computador, ou projetor ou o que tiver a disposição para exibir os filmes), um lanche (bolinho e café ou o que a pessoa puder oferecer) e convida a vizinhança e amigos. Nós preparamos uma sessão de curtas com até 60 minutos, levamos os filmes no formato adequado a cada ocasião e um dos realizadores para debater os filmes juntos com os convidados após a sessão. Entre o bolinho e o café, a prosa é sobre cinema. A ideia é buscar especialmente pessoas que tenham pouco contato com o cinema. Estamos formando um novo público. Queremos falar com os não convertidos”, explica o cineasta.

Qualquer pessoa pode indicar uma possível casa para receber a Novena Cinematográfica. Para isso devem enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. demonstrando o interesse em receber a atividade, ou se cadastrando pelo link https://goo.gl/forms/YBQqOJikwgPM7Uit1.

O Cinefest Gato Preto é um evento cultural e está em sua 14ª edição. Acontece no Vale do Paraíba anualmente, e que conta com a participação de cineastas amadores para sua concretização. Conhecido como o festival de cinema mais conhecido da região, o projeto tem o objetivo de promover conhecimento acerca do mundo cinematográfico, além de incentivar a criatividade de seus participantes com propostas independentes cativantes.

Este ano traz como novidade o Gato Lab (que incentiva projetos em estados primários, auxiliando em sua execução), a Novena Cinematográfica (que pretende divulgar de maneira mais pessoal o amor pelo cinema, indo de casa em casa na região) e o Itinerância Gato Preto (que vai em conjunto à Novena, levando os melhores filmes do festival para serem divulgados).

Ler 1216 vezes
Entre para postar comentários
Go to top