Campanha de multivacinação e de imunização contra pólio tem início em Taubaté

Campanha de multivacinação e de imunização contra pólio tem início em Taubaté

Nesta segunda-feira (5), a cidade de Taubaté inicia as campanhas de multivacinação e de imunização contra a poliomielite. As duas campanhas seguem até o dia 30 de outubro em todo o país.

A campanha de multivacinação será focada na atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, ganhando assim a devida proteção contra vírus que circulam no território.

Serão oferecidas no total 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningogócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A. Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Pais ou responsáveis por crianças entre 1 ano a menores de 5 anos devem levá-las para receber a dose da  “gotinha” (vacina oral, VOP). O Dia D para mobilização em todo o território nacional está previsto para ocorrer em 17 de outubro.

As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde de Taubaté que dispõem de salas de vacinação. Os dias e horários específicos de funcionamento de cada unidade podem ser conferidos pelo site da Prefeitura.

Ler 60 vezes
Entre para postar comentários
Go to top