Pinda: Vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde

Pinda: Vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, disponibiliza vacinas contra a febre amarela em todos os postos da cidade.

O alerta veio após um homem de Cunha ter estado no município por aproximadamente 5 dias no início do mês, com febre amarela, tempo mais que suficiente para abrir uma epidemia.

Segundo o Departamento de Proteção a Riscos e Agravos à Saúde, o caso foi importado de Caraguatatuba, depois que esse morador de Cunha contraiu a doença, na cidade litorânea. O homem passou alguns dias no Araretama, foi encaminhado para a capital do estado para receber o tratamento, mas não resistiu.

Conforme o Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. E os sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

A Secretaria de Saúde da cidade realizou ainda no início de 2018, a campanha de vacinação contra a febre amarela em todos os postos da cidade. As pessoas que ainda não foram imunizadas podem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a vacinação.

“Como este é um caso próximo a nós, é importante manter-se imunizado, pois esta é a principal prevenção contra a doença”, conta o diretor do Departamento de Proteção a Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, destacando que Pinda está abaixo da meta de 50 de imunização.

A vacinação nas unidades de saúde acontece de segunda a sexta-feira das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

Ler 1298 vezes
Entre para postar comentários
Go to top