Imprimir esta página

SP convoca 104 mil adolescentes do Vale do Paraíba para vacinação contra o HPV

SP convoca 104 mil adolescentes do Vale do Paraíba para vacinação contra o HPV

A Secretaria de Estado da Saúde alerta os pais e responsáveis sobre a importância da imunização contra o HPV (papilomavírus humano). Mais de 104 mil adolescentes e pré-adolescentes do Vale do Paraíba precisam aderir à vacinação.

As doses estão permanentemente disponíveis nos postos para meninas com idade entre 9 a 14 anos e meninos na faixa de 11 a 14 anos. A vacina é eficaz e protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens. O esquema de imunização completo é composto por duas doses, sendo a segunda aplicada após seis meses a primeira.

Entre o total de adolescentes a serem vacinados, precisam receber a primeira dose 48 mil garotas e 57 mil garotos. A população-alvo total é de aproximadamente 112 mil de meninas e 79,4 mil de meninos.

Para a segunda dose, os públicos somam 103 mil garotas e 70 mil garotos. Ainda precisam ser vacinadas 61,5 mil meninas e 61,2 mil meninos.

Desde 2014, quando a vacina contra o HPV foi incorporada no Calendário Nacional de Vacinação, 64,2 mil garotas receberam a primeira dose, o que representa 62,8% da população-alvo. A segunda dose já foi aplicada em 41,8 mil (45,1% de cobertura).

Os meninos passaram integrar o calendário nacional em 2017. Até o momento, 22,5 mil receberam a primeira dose (33,2%) e, destes, 8,4 mil (13,1%) já estão integralmente imunizados, devido à aplicação da segunda dose.

“A vacina contra o HPV é segura, eficaz e fundamental para a prevenção de tipos de câncer que afetam tanto homens quanto mulheres. A proteção contra o papilomavírus humano só é completa se os adolescentes e pré-adolescentes tomarem as duas doses. Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis compareçam aos postos”, afirma a diretora de Imunização da pasta, Helena Sato.

A imunização contra o HPV previne diversos tipos de câncer que afetam os sexos feminino e masculino. A vacina disponível na rede pública de saúde previne cerca de 80% cânceres do colo útero e 90% das verrugas genitais, além de outros tipos de câncer, como câncer anal, de pênis, de vagina e de orofaringe.

Ler 1320 vezes
Entre para postar comentários