Exame confirma febre amarela em Ubatuba

A Vigilância Epidemiológica (Viep) da secretaria de Saúde de Ubatuba recebeu na manhã desta terça-feira, 31, a confirmação de um caso importado de febre amarela silvestre. Trata-se de um jovem de 16 anos, morador do bairro da Figueira, que viajou a Ladainha, Minas Gerais, no dia 2 de janeiro, onde a partir do dia 7 começou a apresentar sintomas como febre, cefaleia e mal-estar geral. Ele retornou a Ubatuba no dia 9, foi internado dias depois, mas teve alta no dia 20 e passa bem.

O município tem ainda um caso suspeito, também importado, um homem de 40 anos, morador do Taquaral, que esteve em Setubinha, Minas Gerais, e não chegou a ficar hospitalizado. Ele passou por um médico particular apresentando febre, dor no corpo, sem icterícia. Foi feita a coleta para o exame e, em seguida, liberado. O paciente também está bem e aguarda o resultado do exame.

Vacinação preventiva
Como os dois pacientes – confirmado e suspeito – circularam pelas regiões Centro, Taquaral, Figueira e Saco da Ribeira durante o período de transmissão da doença, a orientação da Vigilância Epidemiológica estadual é que todos os moradores desses bairros sejam imunizados contra a febre amarela.

O município recebeu um total de 10 mil doses da vacina, distribuídas pelas unidades de saúde referentes aos bairros indicados, além das escolas municipais Professor José de Souza Simeão, no Taquaral, e Maestro Pedro Alves de Souza, na Figueira.

Porém, devido à alta procura, o estoque das unidades Figueira, Sumaré e Taquaral (escola) para a vacinação de moradores já se esgotou e o atendimento nessas unidades voltará ao normal em meados da próxima semana, com a chegada de nova remessa de 7 mil doses.

A partir desta quarta-feira, 1 de fevereiro, somente os postos de Umuarama, Saco da Ribeira e Taquaral atenderão moradores desses bairros no horário até as 19 horas.

A Vigilância de Ubatuba informa ainda que, na sexta-feira, 27, foi feita a vacinação na Marina Voga, no saco da Ribeira, bem como no posto de saúde do bairro e agora a aplicação da vacina continua apenas na unidade.

Vacinação para viajantes
“A vacinação para quem vai viajar a áreas endêmicas de febre amarela continua normalmente em dias e horários já divulgados anteriormente para cada posto de saúde”, explica Patricia Machado Sanches, do Viep. “Temos um estoque reservado para atender a essa demanda e a vacinação deve ser feita com 10 dias de antecedência da viagem”, completa.

Ações preventivas
“Ubatuba vem se empenhando em manter as rotinas preventivas, ou seja, vigilância de casos suspeitos, vacinação pela equipe de endemias e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti”, explica o secretário de Saúde de Ubatuba, dr. Alessandro Cacciatore.

Ele tranquiliza a população e informa que há muitos anos não há surto da doença em meio urbano. “A transmissão acontece caso o mosquito pique alguém que está contaminado e em fase de transmissão da doença e, em seguida, pique alguém que nunca teve a doença ou não tenha sido vacinado”, acrescenta.

Outra ação feita pela Vigilância de Ubatuba foi o contato com todos os órgãos ambientais para que estejam atentos a casos de morte de primatas na mata. Os mosquitos transmissores da febre amarela silvestre são o Haemagogus e Sabethes.

Ler 1641 vezes
Entre para postar comentários
Go to top