Taubaté corre risco de epidemia de dengue

A análise de densidade larvária (ADL) apontou que há risco de epidemia de dengue em 2017 em Taubaté (SP). O Índice Breteau (IB), que mede o nível de infestação de mosquitos, é de 4,9 pontos. De acordo com o Ministério da Saúde, o índice considerado ideal é 1,0 ou menos. Acima do nível de 1,5 há risco de epidemia da doença.

Durante a análise foram coletadas amostras em imóveis escolhidos aleatoriamente em todas as regiões da cidade. Foram vistoriados cerca de 3,9 mil imóveis neste mês.

A área com maior quantidade de larvas abrange os bairros Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeira, Jardim Humaitá, Bom Conselho e Centro.

“Esse índice é alto e o que impressiona é que todas as áreas deram índice alto, não foi em uma região específica. Em cinco dias a larva se transforma no mosquito, então é preciso tomar cuidado, ainda mais que agora temos essas novas doenças, como a zika, chikungunya e febre amarela. Precisamos nos precaver”, explicou a coordenadora do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS), Daniela Bittencourt.

Casos
Um balanço da Vigilância Epidemiológica mostra que Taubaté tinha até o último dia 25, quatro casos confirmados de dengue.

No período foram feitas 115 notificações da doença, com 17 casos negativos e 94 aguardando o resultado dos exames. No mesmo período do ano passado foram 267 casos confirmados de dengue em Taubaté.

Conscientização

Com o resultado da ADL, a Prefeitura de Taubaté reforça a necessidade de conscientização da população,com as famílias eliminando os criadouros do mosquito de dentro das casas.

“Estamos preocupados porque a pesquisa foi feita no mês de janeiro e por causa do alto índice de chuva qualquer objeto que esteja no quintal pode acumular água. Achamos muitas larvas em ralo porque as pessoas esquecem de jogar água sanitária. Em vasos de plantas também foram e encontrados muitos. É algo que a população está cansada de saber. Todo mundo precisa fazer sua parte”, finalizou Daniela. As informações são do G1.

Ler 2058 vezes
Entre para postar comentários
Go to top