Febre amarela: SP confirma 3 mortes

O Estado de São Paulo confirmou, desde o início deste ano, três mortes por febre amarela, nas cidades de Américo Brasiliense, Batatais (ambos autóctones, adquiridas no próprio estado) e Santana do Parnaíba (caso importado, pois a vítima havia viajado para Minas Gerais). As informações foram divulgadas ontem de manhã pela Secretaria Estadual da Saúde.

Outras três mortes, que estão sendo investigadas pela secretaria, de pessoas que voltaram de Minas Gerais com sintomas da doença, também podem ter ocorrido por febre amarela.

Além desses óbitos, existem outros sete pacientes em todo o estado com suspeita de terem contraído a febre amarela.

Entre esses casos suspeitos está um homem de Jacareí, que teria sido atendido com sintomas de gripe, mas por ter viajado exames preventivos foram realizados e aguardam confirmação.

REGIÃO/ As Prefeitura de São José e Taubaté disponibilizam a vacina contra a febre amarela nos postos de saúde, mas orientam que somente procurem as UBSs (Unidade Básica de Saúde) aqueles que forem viajar para os locais de risco.

Em São José, todas as UBSs possuem as doses de imunização disponíveis. A cidade nunca registrou mortes em decorrência da doença.

Já em Taubaté, o Pamo (Pronto Atendimento Médico e Odontológico) de referência para a vacinação é a unidade da Cidade Jardim.

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra febre amarela com pelo menos dez dias de antecedência, a partir dos 9 meses de idade, somente aos indivíduos que se deslocam para as áreas de risco de adquirir a doença.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que duas doses da vacina de febre amarela sejam consideradas suficientes para proteção por toda a vida.

Vale ressaltar que o vírus da febre amarela não é transmitido de pessoa para pessoa, apenas pela picada de mosquitos Aedes aegypti infectados.

Ler 1634 vezes
Entre para postar comentários
Go to top