Nadador joseense tem desafio do Leme ao Pontal

O nadador joseense Samir Barel, que é um dos principais ultramaratonistas brasileiros, novamente participará da Travessia do Leme ao Pontal. Ele e um aluno da sua academia.

Samir Barel já viu de perto os encantos e dificuldades da Travessia Do Leme ao Pontal, a maior maratona aquática do Brasil. Em dezembro de 2016, o ultramaratonista aquático foi o responsável pela preparação de Marcos Campos, que na ocasião tornou-se o novo recordista do percurso de 35km (7h34min). Dois meses após a jornada, Samir volta ao Rio de Janeiro, dessa vez para cair na água e sentir na pele as emoções de atravessar de ponta a ponta uma das mais belas orlas do país.

“De fato é uma das mais belas provas que eu já vi e agora, graças ao trabalho da Leme To Pontal Swim Association, está cada vez mais acessível aos fãs da natação em águas abertas. Um patrimônio riquíssimo que temos muito à aproveitar e explorar. E vale ressaltar os grandes desafios do percurso, como as fortes ondulações, baixas temperaturas na água, algumas águas vivas, comuns na área, e, principalmente, a natação noturna, uma vez que a largada ocorre a partir da uma da madrugada”, contou o treinador e sócio proprietário da Elo Academia.

Samir Barel fará a travessia em forma de revezamento, junto com seu aluno, Hélio Padilha. Cada um nadará por uma hora até concluir o percurso. A previsão é cair na água na madrugada de domingo para segunda feira (20/02), se as condições da maré e climáticas estiverem favoráveis.

Do Leme ao Pontal

O nadador Luiz Lima, um dos maiores fundistas da história da natação brasileira, foi o primeiro atleta a completar o desafio na rota consagrada pela canção de Tim Maia. A Travessia teve início à 1h da manhã de 14 de dezembro de 2008 e a chegada do carioca ocorreu pouco depois das 10h da manhã, completando a prova em pouco mais de 9 horas.

Em 2016, foi fundada a Leme To Pontal Swim Association (LPSA), organização inspirada nas grandes associações que normatizam, regulam e ratificam os cruzamentos das principais travessias do mundo, como do Canal da Mancha, Canal da Catalina, entre outros percurso de longa distância.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do planeta, tais como a travessia Hernadarias-Paraná, que era conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k).

Ele passou a ser o primeiro brasileiro a conquistar a famosa Tríplice Coroa das Águas Abertas, que envolve as três maiores travessias de águas abertas do mundo (Volta à Ilha de Manhattan e a Travessia noturna do Canal da Catalina, ambas nos Estados Unidos, além da temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o Monte Everest das águas abertas). Seu principal objetivo é divulgar a maratona aquática e mostrar os benefícios da modalidade. As informações são do Portal Meon.

Ler 1713 vezes
Entre para postar comentários
Go to top