Estudo aponta queda nas requisições de seguro-desemprego em Taubaté no mês de junho

Estudo aponta queda nas requisições de seguro-desemprego em Taubaté no mês de junho

Um levantamento feito pela assessoria econômica do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) mostra que as requisições do seguro-desemprego em Taubaté caíram 22,4% em junho, quando comparadas ao mês de maio. O recuo foi de 1.700 para 1.320 solicitações.

De acordo com a entidade, essa queda é a primeira registrada desde o início dos casos de coronavírus na região, no mês de março de 2020.

Ainda segundo o Sincovat, do total de pedidos no mês passado, 1.072 (81%) foram através da plataforma digital da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. Desde abril, devido ao isolamento social, as demandas pelo meio digital predominam.

O estudo mostra que a maior parte dos solicitantes possuem ensino médio completo, salarial de 1,5 a 3 salários mínimos e estavam empregados nos setores de comércio e serviços e, cerca de 80% dos requisitantes foram habilitados para o recebimento em junho.

Os números mais recentes mostram ainda que o mercado de trabalho forma em Taubaté um processo de equilíbrio no sexto mês do ano, após passar pelo seu pior momento em abril e maio.

"Essa queda das requisições de seguro-desemprego é um alento, mas apenas um pequeno indicativo de melhora. Ainda estamos longe de pleno otimismo. O platô que o número de empregos ativos vai se localizar nos próximos meses preocupa ao ambiente social e econômico do município, pois demonstra o aperto da massa salarial, ou renda, e a capacidade fraca da demanda para o processo de retomada, que será oscilante e vagarosa", explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.

Ler 835 vezes
Entre para postar comentários
Go to top