Senac Pindamonhangaba inicia atividades no dia 14 de fevereiro

O Senac já tem data para abrir as portas em Pindamonhangaba. A unidade iniciará as atividades no dia 14 de fevereiro, possibilitando a população conhecer a estrutura e a programação de cursos, com aulas iniciando em abril, além de extensa programação cultural e de eventos.

A unidade, que inicialmente seria instalada em área de 2500 metros quadrados cedida pela Prefeitura, foi expandida para 5800 metros quadrados, graças a uma parceria com a instituição Pró-Vida, com custo total em torno de R$ 25 milhões. O prédio é todo acessível e sustentável, possui três pavimentos, 24 ambientes educacionais, divididos em 11 salas de aulas e 11 laboratórios, entre eles o laboratório de Modelagem, Estética e Design, que é o único do Senac em todo o Vale do Paraíba.

A gerente do Senac Pinda, Ana Claudia Gualhardo Palma, explica que o principal objetivo do Senac é oferecer cursos para preparar a mão de obra da cidade e atender a demanda do comércio e indústria. O portfólio educacional da unidade mistura cursos livres (de curta duração) e técnicos presenciais, e também o programa Aprendizagem, voltado para jovens aprendizes de 14 a 24 anos. Dentre os cursos que serão oferecidos, 80% deles serão gratuitos.

"Nossa programação é destinada para a formação profissional, com cursos técnicos e de capacitação em diversas áreas como massoterapia, beleza, estética, informática, moda, design de interiores, gestão de negócios, administração, etc. Tudo foi pensado para formar profissionais protagonistas que possam empreender após concluir seu curso. E para ajudar nessa procura pela formação, o Senac tem um amplo programa de bolsas destinados as pessoas que não tem condições financeiras de pagar integralmente um curso técnico, então 80% das vagas são destinadas a bolsistas", explica Ana Claudia.

As aulas terão início em abril para 7 cursos (veja tabela abaixo), com inscrições começando em 14 de fevereiro. A gerente explica que os cursos vão aumentando com o tempo, dependendo da demanda local e necessidade de mercado da região. A unidade de Pinda também está preparada para receber alunos de cidades vizinhas como Tremembé, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, com uma estimativa de atender 9 mil pessoas anualmente.

Os interessados devem buscar informação direto na unidade (localizada na Rua Suíça, 1255, bairro Santana) ou pelo site www.sp.senac.br. Para se candidatar a uma vaga gratuita, a pessoa deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais e realizar cadastro no site pelo link. As inscrições podem ser feitas até dois meses antes do início do curso.

Cursos com início em abril

cursossenac

 

Calendário de eventos
Além dos cursos, o Senac Pindamonhangaba também contará com extensa programação cultural e de ventos em sua unidade, com início no mês de março. Haverá palestras, exposições e oficinas com o objetivo desenvolver pessoas por meio de ações culturais e educacionais.

Uma das novidades da programação inicial será uma exposição sobre o acervo de moda do Ney Matogrosso, com inicio em 21 de fevereiro, que trará uma retrospectiva dos 40 anos de carreira do artista através de suas roupas. Também haverá uma palestra gratuita chamada "A Moda ao seu alcance", no dia 21/02 às 19h30, e uma oficina de Maquiagem Artística, no dia 1º de março, às 19h30. A programação cultural completa está disponível no site oficial do Senac.